CONCRETO COM AGREGADOS RECICLADOS DE RESÍDUOS DE PORCELANA COM VERGALHÃO FIBRA DE VIDRO.
Resumo
Este projeto apresenta as características preliminares do estudo do comportamento da fibra de vidro. Com concreto renovável com resíduos de porcelana quanto a sua aplicação como elemento de reforço no sistema de contenção de forma de vergalhões, bem como apresenta uma comparação com relação ao aço para a mesma aplicação. O estudo foi concebido a partir de resultados de ensaios à tração realizados com vergalhões de fibra de vidro e de aço, bem como o desenvolvimento de um estudo aprofundado com o intuito de aumentar a precisão dos resultados, além de obter informações mais refinadas a respeito das condições reais de diferenciação a serem consideradas no dimensionamento de ambos os materiais, de modo a viabilizar uma determinação mais concisa das vantagens apresentadas de um material com relação ao outro quanto a sua resistência à tração. Seria possível realizar o estudo estatístico por meio do padrão Normal (curva de Gauss)², o qual considera os valores da média e do desvio padrão obtidos como sendo os valores globais para ambos os materiais. Contudo, devido ao número reduzido de corpos de prova disponível para realização dos ensaios, considerou-se o padrão t-Student para análise comparativa entre os dois grupos. Por este, toma-se como base a média e o desvio padrão dos resultados obtidos para as amostras para se comparar a resistência à tração média de ambos os materiais globalmente. Os ensaios realizados com o objetivo de comparar os dois materiais, bem como o estudo estatístico proposto perante os resultados, permitiram afirmar que, em média, os vergalhões de fibra de vidro apresentam resistência à tração na ruptura com superioridade estatisticamente significativa em relação aos vergalhões de aço. Tal afirmação é assegurada pelos resultados obtidos para a variável p-value, a qual apresentou valores dentro do nível de significância¹.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar da FARESE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Interdisciplinar da FARESE apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Interdisciplinar da FARESE.
A Revista Interdisciplinar da FARESE não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.