COLISÃO ENTRE DIREITOS FUNDAMENTAIS: UMA ANÁLISE À LUZ DA JURISPRUDÊNCIA DO STF.
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a constituição dos direitos fundamentais e suas circunstâncias colidentes, bem como identificar as teorias que concorrem para a solução de tal conflito em casos concretos, visto que o assunto é relevante no meio acadêmico e importante na aplicação da justiça aos casos analisados.
A fim de se fazer a análise pretendida sobre o entendimento da colisão entre direitos fundamentais e a resolução de um caso concreto foram apresentados os conceitos que cercam o tema, a saber: os direitos fundamentais principiológicos, o núcleo essencial do Direito Fundamental, o âmbito da proteção normativa e os conceitos de “harmonização” de Canotilho (além do princípio da Unidade) e o de “ponderação”, de Alexy. Ademais, foi realizado o exame de casos que espelham a postura da Suprema Corte (STF) quando do julgamento desses casos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar da FARESE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Interdisciplinar da FARESE apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Interdisciplinar da FARESE.
A Revista Interdisciplinar da FARESE não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.