ÁREAS SUSCEPTÍVEIS A PROCESSOS MORFODINÂMICOS NA CIDADE DE ENTRE FOLHAS – MINAS GERAIS

Autores

  • Luiz Carlos Júnior Engenheiro Civil, Consultor em Engenharia Civil
  • Virginia de Araújo Guerra Engenheira Civil, Consultora em Engenharia Civil
  • Kleber Ramom Rodrigues Centro Universitário FAVENI - UNIFAVENI, Guarulhos, SP

Resumo

O processo de urbanização envolve o crescimento da população e da extensão territorial das cidades, e devido à própria ação humana, várias cidades enfrentam a falta de planejamento da expansão urbana, que é ocasionada por pressão sobre os setores estratégicos, tais como saúde, educação, transporte e moradias. Estes problemas socioeconômicos proporcionam o crescimento das cidades em áreas com suscetibilidade a processos morfodinâmicos, onde é recomendado a não construção de casas ou instalações, pois são expostas a desastres naturais como desabamentos e inundações.

Segundo Wicander e James (2009), rocessos morfodinâmicos atrelados aos movimentos de massa são definidos como a descida vertente abaixo de material-solo e/ou rocha, sob a influência direta da gravidade e a influência do estresse gravitacional.

A partir de dados do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional da Defesa Civil, no ano de 2012, Minas Gerais foi o estado onde se registrou o maior número de ocorrências de movimentações de massa. Estes fatos ocorrem com mais frequência em regiões montanhosas e serranas, onde acaba se tornando uma das explicações para que Minas Gerais esteja no topo da estatística sobre deslizamentos, classificados pelo estudo como movimentos de massa.

Diante do exposto, a busca por alternativas para construir um diagnóstico dessas áreas vem ganhando espaço, integrando técnicas de geoprocessamento para o desenvolvimento de analises envolvendo fatores físicos. A tecnologia do geoprocessamento/mapeamento viabiliza a identificação dos elementos e da dinâmica terrestre, na medida em que possibilita a construção de um banco de dados e a distribuição de tais dados em mapas georreferenciados.

Contudo, Entre Folhas como maioria das cidades brasileiras, não se preocupa com o direcionamento do planejamento urbano, uma execução que deveria se torna essencial para que o principal benefício de utilizar uma carta de suscetibilidade esteja na prevenção de acidentes relacionados aos processos geodinâmicos, pois ela atua na identificação previa das potencialidades e restrições de determinadas áreas quanto ao uso e ocupação.

Portanto, o presente trabalho realizou uma análise dos elementos do meio natural e antrópicos no intuito de estabelecer relações para identificação de áreas com suscetibilidade a processos morfodinâmicos. A partir disso, torna-se possível analisar e estabelecer as relações sistemáticas do ambiente, servindo como instrumento de apoio para tomada de decisão e planejamento na cidade de Entre Folhas-MG.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

05-01-23

Edição

Seção

Edição Especial Anais da III Jornada Científica do Grupo Educacional FAVENI

Como Citar

ÁREAS SUSCEPTÍVEIS A PROCESSOS MORFODINÂMICOS NA CIDADE DE ENTRE FOLHAS – MINAS GERAIS. (2023). Revista Interdisciplinar Da FARESE, 4. https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revistainterdisciplinardafarese/article/view/923