IMPACTO DA PANDEMIA NAS RECEITAS DO COMÉRCIO VAREJISTA DE SANTA MARIA DE JETIBÁ

Autores

  • Joildo Mendvral Faculdade da Região Serrana - FARESE, Santa Maria de Jetibá, ES
  • Marcus Vinícius da Silva Herzog Faculdade da Região Serrana - FARESE, Santa Maria de Jetibá, ES
  • Paulo César Colombo Faculdade da Região Serrana - FARESE, Santa Maria de Jetibá, ES
  • Thiago Corrêa de Martin Postinghel Faculdade da Região Serrana - FARESE, Santa Maria de Jetibá, ES
  • Aramis da Silva Monteiro Ponat Faculdade da Região Serrana - FARESE, Santa Maria de Jetibá, ES
  • Cleidir José Furlani Faculdade da Região Serrana - FARESE, Santa Maria de Jetibá, ES
  • Helenilze Espindula Rossi Coser Zanoni Faculdade da Região Serrana - FARESE, Santa Maria de Jetibá, ES
  • Sandra Margon Faculdade da Região Serrana - FARESE, Santa Maria de Jetibá, ES
  • Viviane Zanetti Becalli Gogge Faculdade da Região Serrana - FARESE, Santa Maria de Jetibá, ES

Resumo

A pandemia do Sars-Cov-2 (Covid-19 ou também conhecido como Coronavírus), desencadeou economicamente uma série de efeitos sobre os setores produtivos. A propagação de tal vírus, segundo o Portal PEBMED (2020), passou a ser considerado um surto pandêmico, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a partir de março de 2020.

Desde então, a disseminação de um novo vírus, considerado pelas Organizações de Saúde, como altamente infeccioso, causou transtornos nos atendimentos de sistemas de saúde, a morte de milhares de pessoas, além dos impactos sociais, políticos e econômicos advindos da principal forma de prevenção encontrada: a quarentena e o isolamento social. Como consequência, os setores econômicos tornaram-se os mais prejudicados, especialmente o comércio varejista. Assim, compreender quais foram as mudanças no comércio e nos hábitos do consumidor, mostrou-se fundamental.

Desde abril de 2020 com os comércios fechados, o impacto causado pela redução das vendas para varejo foi imenso, afetando então os empreendedores, que precisavam das vendas para manter a saúde financeira do negócio. O público, que antes observava os estabelecimentos comerciais, as vitrines e os produtos, permaneciam isolados em suas casas, trabalhando de forma remota, o que contribuiu significativamente para a queda do comércio varejista no Brasil. (ACQIO, 2021).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

29-12-22

Edição

Seção

Edição Especial Anais da III Jornada Científica do Grupo Educacional FAVENI

Como Citar

IMPACTO DA PANDEMIA NAS RECEITAS DO COMÉRCIO VAREJISTA DE SANTA MARIA DE JETIBÁ. (2022). Revista Interdisciplinar Da FARESE, 4. https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revistainterdisciplinardafarese/article/view/899