IMPACTO DA PANDEMIA NAS RECEITAS DO COMÉRCIO VAREJISTA DE SANTA MARIA DE JETIBÁ
Resumo
A pandemia do Sars-Cov-2 (Covid-19 ou também conhecido como Coronavírus), desencadeou economicamente uma série de efeitos sobre os setores produtivos. A propagação de tal vírus, segundo o Portal PEBMED (2020), passou a ser considerado um surto pandêmico, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a partir de março de 2020.
Desde então, a disseminação de um novo vírus, considerado pelas Organizações de Saúde, como altamente infeccioso, causou transtornos nos atendimentos de sistemas de saúde, a morte de milhares de pessoas, além dos impactos sociais, políticos e econômicos advindos da principal forma de prevenção encontrada: a quarentena e o isolamento social. Como consequência, os setores econômicos tornaram-se os mais prejudicados, especialmente o comércio varejista. Assim, compreender quais foram as mudanças no comércio e nos hábitos do consumidor, mostrou-se fundamental.
Desde abril de 2020 com os comércios fechados, o impacto causado pela redução das vendas para varejo foi imenso, afetando então os empreendedores, que precisavam das vendas para manter a saúde financeira do negócio. O público, que antes observava os estabelecimentos comerciais, as vitrines e os produtos, permaneciam isolados em suas casas, trabalhando de forma remota, o que contribuiu significativamente para a queda do comércio varejista no Brasil. (ACQIO, 2021).
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