A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EM LIBRAS PARA O PROCESSO EDUCACIONAL DO ALUNO SURDO

Autores

  • Gabriela Braum
  • Helenilze Espindula Rossi Coser Zanoni

Resumo

O presente artigo, intitulado A importância da comunicação em Libras para o processo educacional do aluno surdo, visa entender como ocorre a comunicação dentro do espaço escolar, para e com os sujeitos com surdez, tendo como objetivo principal compreender a importância da comunicação para o aluno surdo. A problemática analisada: A comunicação em Libras pode ou não interferir no processo de aprendizagem do aluno surdo? O presente estudo mostra a realidade de três alunas surdas  inseridas no espaço educacional e suas contribuições para a compreensão da importância da Língua Brasileira de Sinais para o processo educacional. O trabalho foi desenvolvido por meio de entrevistas abertas com as três alunas surdas e os professores que acompanharam duas das alunas no ano letivo de 2018, e questionários com colegas de sala de aula das alunas surdas do Ensino Fundamental II.

Palavras-chave: Comunicação - Aprendizagem – Interação social

Biografia dos autores:

Gabriela Braum
Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela FARESE.
E-mail: gabrielabraum@hotmail.com

Helenilze Espindula Rossi Coser Zanoni 
Especialista em LIBRAS pela Escola de Ensino Superior FABRA. Professora da FARESE.
E-mail: helenilzezanoni@yahoo.com.br

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

17-02-22

Edição

Seção

Artigos - Temas Livres

Como Citar

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EM LIBRAS PARA O PROCESSO EDUCACIONAL DO ALUNO SURDO. (2022). Revista Interdisciplinar Da FARESE, 1(02). https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revistainterdisciplinardafarese/article/view/7