A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EM LIBRAS PARA O PROCESSO EDUCACIONAL DO ALUNO SURDO
Resumo
O presente artigo, intitulado A importância da comunicação em Libras para o processo educacional do aluno surdo, visa entender como ocorre a comunicação dentro do espaço escolar, para e com os sujeitos com surdez, tendo como objetivo principal compreender a importância da comunicação para o aluno surdo. A problemática analisada: A comunicação em Libras pode ou não interferir no processo de aprendizagem do aluno surdo? O presente estudo mostra a realidade de três alunas surdas inseridas no espaço educacional e suas contribuições para a compreensão da importância da Língua Brasileira de Sinais para o processo educacional. O trabalho foi desenvolvido por meio de entrevistas abertas com as três alunas surdas e os professores que acompanharam duas das alunas no ano letivo de 2018, e questionários com colegas de sala de aula das alunas surdas do Ensino Fundamental II.
Palavras-chave: Comunicação - Aprendizagem – Interação social
Biografia dos autores:
Gabriela Braum
Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela FARESE.
E-mail: gabrielabraum@hotmail.com
Helenilze Espindula Rossi Coser Zanoni
Especialista em LIBRAS pela Escola de Ensino Superior FABRA. Professora da FARESE.
E-mail: helenilzezanoni@yahoo.com.br
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