O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA EM CRIANÇAS DA CRECHE A PARTIR DE PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA TRABALHAR OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS PREVISTOS NA BNCC
Resumo
As mudanças no ambiente da creche no decorrer do tempo, propiciaram diversas modificações nas concepções acerca das funções da Educação Infantil, a criança passou a ser reconhecida como um ser em desenvolvimento, que tem a capacidade de buscar meios para aprender de forma própria, se lhe for propiciado os estímulos corretos. Sendo assim, essa pesquisa foi realizada em uma Creche Pública Municipal no Município de Santa Maria de Jetibá, onde o trabalho foi realizado com crianças de 06 meses a 2 anos e 11 meses, com o objetivo de observar se o desenvolvimento da autonomia da criança acontece realmente, a partir de materiais concretos e metodologias aplicadas, considerando as novas diretrizes previstas na Base Nacional Comum Curricular(BNCC). Esse documento tem a função de determinar os campos de experiência a serem desenvolvidos, com objetivo de garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, e fazer com que as crianças se desenvolvam de forma integral, a partir de interações e brincadeiras. Partindo do princípio estabelecido, os materiais utilizados para promover o desenvolvimento demonstraram ser de extrema importância nessa etapa e a necessidade de desenvolver metodologias próprias para trabalhar com essas crianças, enriquecem de forma expressiva o processo de ensino e aprendizagem, a fim de promover o desenvolvimento da autonomia da criança.
Palavras-chave: Desenvolvimento integral; Educação Infantil; Creche; Autonomia; BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Biografia dos autores:
Elaine Costa Soares da Silva
Graduanda em Pedagogia pela FARESE.
E-mail: elainetallyta@gmail.com
Lorrayne Aparecida Ferreira Alves
Graduanda em Pedagogia pela FARESE.
E-mail: lorrayneferreiraalves@hotmail.com
Sandra Maria Guisso
Doutora em Psicologia pela UFES – Universidade Federal do Espirito Santo. Professora da FARESE.
E-mail: sguisso@gmail.com
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