COLECIONADORES NO SUL DE MINAS: OS CARTE DE VISITE DA COLEÇÃO PAULINO ARAÚJO
Resumo
O presente artigo busca refletir sobre o circuito social da fotografia entre o final do século XIX e início do século XX. Nesse sentido, adota a abordagem qualitativa ao analisar um conjunto de fotografias, no formato “cartes de visite”, pertencentes à Coleção Paulino Araújo. Como resultado dessa investigação histórica, pôde ser apontado que a presença dos cartes de visite no contexto investigado, são considerados emblemas da cultura oitocentista por imagens, além de retratar formas de representação que assumiam múltiplos significados sociais durante a segunda metade do século XIX e primeiras décadas do século XX.
Palavras-chave: história; cartes de visite; Sul de Minas, Coleção Paulino Araújo, cultura visual
Biografia dos autores:
Raquel de Fátima dos Reis
Mestre em História Contemporânea II pela Universidade Federal Fluminense (PPGH -UFF). Professora da FARESE.
E-mail: raquelfreis27@yahoo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar da FARESE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Interdisciplinar da FARESE apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Interdisciplinar da FARESE.
A Revista Interdisciplinar da FARESE não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.