SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: A REDUÇÃO DE CUSTOS EM UM HOTEL DE MÉDIO PORTE A PARTIR DO VIÉS ECOLÓGICO
Resumo
Em um cenário, cada vez mais a preocupação com o desenvolvimento sustentável se tornou o centro das atenções, a rede hoteleira teve que buscar alternativas que alinhe o gerenciamento ambiental de seus recursos, nos seus negócios. Partindo desta visão, o presente artigo apresenta um estudo teórico de como reduzir custos operacionais adotando o viés ecológico em um hotel de porte médio. O presente artigo buscou apresentar uma proposta de remodelagem em práticas sustentáveis para o gerenciamento de um hotel de porte médio (aproximadamente 40 quartos) em uma formatação de atenção à ecoeficiência e com isso, reduzir seus custos, se adequar a este novo padrão gerencial e se tornar ecoeficiente. A metodologia utilizada foi de levantamento bibliográfico, por meio de livros, artigos e sítios eletrônicos, comparando casos de sucesso e, com base no levantamento em um hotel de porte médio, oferecendo possibilidades de intervenção para se reduzir os seus custos em sintonia com a questão ambiental.
Palavras-chave: Sustentabilidade Ambiental. Gestão. Rede Hoteleira.
Biografia dos autores:
Charles Moura Netto
Mestre em Tecnologia Amabiental pela Faculdade de Aracruz. Professor da Faculdade da Região Serrana (FARESE).
E-mail: cmnetto@gmail.com
Filipe Angeli Jacob
Bacharel em Administração da Faculdade da Região Serrana (FARESE).
E-mail: angelifilipe@hotmail.com
Fernando Simmer Bernardes
Bacharel em Administração da Faculdade da Região Serrana (FARESE).
E-mail: fernando.bernardes@outlook.com
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar da FARESE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Interdisciplinar da FARESE apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Interdisciplinar da FARESE.
A Revista Interdisciplinar da FARESE não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.