ESTUDO DE AUDITORIA TRIBUTÁRIA DE HOSPITAL FILANTRÓPICO

Autores

  • Bárbara Patrícia da Silva Fraga
  • Daniele Schulz
  • Taene Envagelista Krüger

Resumo

Este artigo tem a finalidade de demonstrar a importância da auditoria tributária dentro de um hospital filantrópico. Uma das principais responsabilidades de uma entidade é estar em dia com suas obrigações fiscais, por dois motivos importantes: o primeiro é garantir o equilíbrio das contas e conhecer sua saúde financeira, o que permite saber o quanto se gasta com os impostos e fazer planos de como agir diante da situação. O outro motivo é evitar que fraudes ou erros, detectados em uma possível auditoria tributária, gerem multas e até detenção dos responsáveis, conforme previsto no Código Civil Brasileiro. O planejamento tributário é fundamental para as empresas como forma de uma escolha estratégica para que a classe empresarial busque alternativas mais econômicas que resulte na carga tributária. A gestão tributária apresenta o planejamento tributário como o caminho legal, propício a reduzir os custos com tributos a toda e qualquer empresa.

Palavras-chave: auditoria tributária; planejamento; entidade; estratégia.


Biografia dos autores:

Bárbara Patrícia da Silva Fraga
Especialista em Auditoria e Controladoria pela FARESE.
E-mail: patricinhafraga_@hotmail.com

Daniele Schulz
Especialista em Auditoria e Controladoria e Gestão Tributária pela FARESE.
E-mail: danieleschulz0@gmail.com

Taene Envagelista Krüger
Especialista em Gestão Tributária e Sucessória pela FUCAPE Business School. Contadora.
E-mail: taene.e@hotmail.com 




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Publicado

17-02-22

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Artigos - Temas Livres

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