A FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE DE QUÍMICA ATRELADA AO “SÓQ – PORTAL DE QUÍMICA”
Palavras-chave:
Ensino de Química, Formação Continuada do Docente de Química, Portal EducacionalResumo
A formação continuada do docente de Química tem se tornado um eixo temático bastante debatido nos meios educacionais e científicos. Associado a isso, o uso da tecnologia vem possibilitando a criação de novas metodologias de ensino-aprendizagem que possibilitem uma maior compreensão dos assuntos ensinados na disciplina de Química. Neste contexto, objetivou-se refletir sobre a formação continuada do docente de Química atrelada à ferramenta tecnológica “SÓQ - Portal de Química”, visando a facilitar o processo educacional dos educandos. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura nos sites de busca Google Acadêmico e SciElo, usando descritores como “Formação Continuada”, “Tecnologias Digitais na Educação”, “Ensino de Química”, dentre outros, e para busca do portal educacional na íntegra, foi usado um descritor-chave, “Só Química”. Mediante as informações analisadas, foi possível sumarizar que este portal educativo apresenta diversos conteúdos de apoio para professores de Química do Ensino Fundamental e Médio, dando subsídios teórico-práticos para suas formações profissionais e para sua prática pedagógica no contexto escolar. No portal “SóQ” existem diversos exercícios e provas on-line, assim como jogos virtuais, curiosidades e artigos sobre uma versatilidade de temáticas relacionadas à Química. Além disso, o referido portal tem um espaço interativo destinado exclusivamente para o professor, reunindo diversos recursos didáticos e colaborativos para a prática docente. Esperamos que outros trabalhos venham a contribuir com o uso dessa e de outras ferramentas tecnológicas para o ensino da disciplina de Química, sumamente importante para a formação crítica-construtiva do educando na sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar da FARESE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Interdisciplinar da FARESE apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Interdisciplinar da FARESE.
A Revista Interdisciplinar da FARESE não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.