O ENSINO DO JOGO DE CÂMBIO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NOS ANOS INICIAIS ESCOLARES
Resumo
O objetivo desse estudo descritivo de revisão bibliográfica é apresentar o jogo de Câmbio como uma prática esportivizada possível no conteúdo das aulas de Educação Física Escolar para os anos iniciais do Ensino Fundamental (EF). Para tal pretende-se analisar o jogo de Câmbio (principais regras e habilidades requeridas) para inferir sobre suas possibilidades de intervenção no campo da EFE nos anos iniciais do EF a partir dos referenciais teóricos de Princípios operacionais e Unidades Funcionais propostos para os jogos esportivos coletivos. Como principais resultados destacamos que o Jogo de Câmbio contém elementos que favorecem as características dos jogos praticados pelas crianças dos anos iniciais do EF, na fase da iniciação esportiva. Esse jogo tem um enorme potencial ao trabalho dos princípios operacionais e das unidades funcionais, configurando-se como um bom meio para introduzir os conceitos importantes para o comportamento em quaisquer jogos esportivos coletivos.
Palavras-chave: Jogos Esportivos Coletivos; Câmbio; Prática Esportivizada; Pedagogia do esporte.
Biografia dos autores:
Caique de Novaes Andrade
Mestrando em Ciências do Exercício e do Esporte pela UERJ.
E-mail: caiquecamacho@gmail.com
Daniel Alves Ferreira Júnior
Professor dos Cursos de Educação Física no Centro Universitário de Volta Redonda.
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