AVALIAÇÃO FORMATIVA NO COTIDIANO ESCOLAR – UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA A FAVOR DO CONHECIMENTO

Autores

  • Maria Emilia Schultz Soares

Resumo

A Avaliação da Aprendizagem constitui-se como reguladora e orientadora do processo de ensino aprendizagem. Ela tem características marcantes, e tem sido utilizada como parâmetro do desempenho escolar, para mensurar o conhecimento do aluno. A relevância deste tema constitui-se na reflexão da importância da Avaliação da Aprendizagem, como norteadora da prática pedagógica. Esta pesquisa objetivou comparar Avaliação Formativa e Avaliação Formal, apontando seus benefícios ao processo ensino aprendizagem e sua importância em sala de aula para responder: deve a Avaliação Formativa substituir a Avaliação Formal nas práticas educativas? Para tanto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, baseada em estudos de importantes autores e análise documental, na Legislação Educacional, e em documentos organizados pelo Ministério da Educação. A Avaliação Formal tem sido instrumento de classificação e exclusão do aluno, medindo-o por meio de notas, onde o trabalho do professor não é nem questionado. Não existe reflexão da prática pedagógica. A Avaliação Formativa é uma importante ferramenta pedagógica, pois é inerente à educação formadora integral do ser humano, é contínua, e acompanha o aluno e o professor durante todo o processo ensino e aprendizagem, exigindo constante ação-reflexão-ação. Deve se tornar aliada do professor, superando práticas arcaicas e rotuladoras.

Palavras-chave: avaliação; processo; aprendizagem.

Biografia dos autores:

Maria Emilia Schultz Soares
Especialista em Arte e Educação pela ESECUB, Gestão Educacional Integrada pela FARESE e Tutoria EAD pela FAVENI. Professora FARESE.
E-mail: mariaemiliaschultzsoares@yahoo.com.br

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

17-02-22

Edição

Seção

Artigos - Temas Livres

Como Citar

AVALIAÇÃO FORMATIVA NO COTIDIANO ESCOLAR – UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA A FAVOR DO CONHECIMENTO. (2022). Revista Interdisciplinar Da FARESE, 2. https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revistainterdisciplinardafarese/article/view/13