TEORIA DA CEGUEIRA DELIBERADA E SUA APLICABILIDADE NAS REDES SOCIAIS SOBRE AS FAKE NEWS EM RELAÇÃO À COVID-19
Resumo
Para uma compreensão e delineação do tema proposto no presente trabalho é necessário entender a respeito do conceito jurídico de cegueira deliberada que consiste no ato pelo qual a sociedade em sua maioria atua no sentido de ignorar fatos científicos comprovados.
A problemática apontada está justamente no sentido dos fatores sociais ocorridos no caso da COVID-19 que trataram de ignorar fatores médicos e seguir métodos para conter os avanços da proliferação da pandemia, como por exemplo a vacinação em rebanho.
A justificativa e o objetivo do estudo se encontra no fato da disseminação de Fake News através dos principais veículos de informação (WhatsApp e Facebook) acerca de número de óbitos, falsas medidas preventivas, tratamento e vacinação, fez com que a população se esquivasse, não aderindo de forma satisfatória aos cuidados comprovados pela ciência como meios reais de prevenção em relação à doença. Isso acontece devido a desinformação, o desinteresse e muitas das vezes pela má interpretação da Constituição no que diz respeito a liberdade de expressão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar da FARESE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Interdisciplinar da FARESE apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Interdisciplinar da FARESE.
A Revista Interdisciplinar da FARESE não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.