TENSÕES E DESAFIOS NA ATUAÇÃO DO POLICIAL PENAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA SOB O ESTRESSE E A PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA: REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
Este artigo aborda as implicações psicológicas da atuação dos policiais penais no sistema prisional, destacando fatores de estresse e bem-estar. Utilizando uma abordagem metodológica de revisão integrativa, foram analisados 16 artigos, sendo nove selecionados da SciELO e sete da CAPES. Os fatores de estresse identificados incluem insegurança e risco, medo e ansiedade de familiares, assumir múltiplas atribuições e privatização da vida social. Além disso, o estudo revela que o reconhecimento da importância da atividade, investimentos na segurança dos trabalhadores e o suporte social entre colegas são fatores que contribuem para o bem-estar dos policiais penais. A análise destaca a interconexão entre o bem-estar individual dos profissionais e o impacto nas dinâmicas familiares, enfatizando a importância de abordagens abrangentes e sensíveis para lidar com esses desafios. O reconhecimento institucional da profissão, promovido pela Emenda Constitucional Nº 104, é apontado como um avanço que pode fortalecer não apenas a segurança prisional, mas também o bem-estar psicológico dos profissionais. O estudo ressalta a necessidade de investimentos e políticas eficazes para melhorar as condições de trabalho e promover o suporte necessário aos policiais penais, considerando o impacto significativo de seu trabalho no sistema jurídico e na sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania.
A Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.