ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NEUROMUSCULAR EM PACIENTES EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO SISTEMÁTICA
Palavras-chave:
Estimulação Elétrica, Modalidades de Fisioterapia, UTIResumo
Realizar uma revisão sistemática sobre os efeitos da Eletroestimulação Neuromuscular (NMES) em pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e impactos na Força, volume muscular e capacidade funcional. Métodos: Busca nas bases de dados PubMed, SciELO e Physiotherapy Evidence Database (PEDro), foram incluídos artigos originais publicados em inglês e português até fevereiro de 2019. Resultados: Foram incluídos nove estudos que avaliaram os efeitos da NMES na força e volume muscular, um avaliou a capacidade funcional através da medida de independência funcional (MIF) e outro avaliou a capacidade de transferência através do tempo para transferência da cama para a cadeira. Conclusão: A eletroestimulação é eficaz na prevenção e tratamento da perda de força e trofismo muscular em pacientes internados em UTI´s, porém não é possível afirmar que o uso da NMES em pacientes internados em UTI é eficaz na melhora da capacidade funcional e marcha.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania.
A Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.