A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES E CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO

Autori

  • Irismar Tomaz Ferreira
  • Antonia Eugenia de Oliveira

Parole chiave:

Educação Infantil, Adaptação, Acolhimento

Abstract

Esta pesquisa bibliográfica traz algumas considerações sobre a relação entre professoras e crianças no processo de adaptação à escola nesse novo ambiente virtual, enfrentando novos desafios impostos pela COVID-19. Como objetivo geral, dedicamo-nos a compreender como a relação entre professoras e crianças implica no processo de adaptação e formação educativa em creches e pré-escolas. E como objetivos específicos, propusemo-nos a: a) conhecer o processo histórico da educação infantil no contexto europeu e brasileiro para compreender melhor o presente momento; b) refletir sobre a relação entre professoras e crianças para o processo de adaptação no âmbito da creche e pré-escola; c) compreender como tem sido o processo de adaptação das crianças com a educação virtual durante a pandemia do COVID-19. Justifica-se a busca do conhecimento pelo assunto para entender qual a importância da relação entre professoras e crianças e como esse processo de adaptação vem se desenvolvendo dentro do contexto da educação infantil, já que é a base do desenvolvimento da criança fora do âmbito familiar. Como Metodologia, utilizou-se de pesquisa bibliográfica para fundamentar este trabalho, bem como para a análise dos dados, através do próprio material consultado como livros, artigos científicos, documentos legais, entre outros, que permitiram desenvolver esse estudo. As contribuições dessa pesquisa é a de que, é preciso compreender e refletir sobre esta temática por ser um assunto que trata da responsabilidade atribuída às professoras quanto ao processo de adaptação e acolhimento das crianças nas salas de referência para a construção de práticas educativas que tenham sentidos e significados para as crianças.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Pubblicato

11-05-22

Come citare

A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES E CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO. (2022). Revista Direito, Desenvolvimento E Cidadania, 1(2), 1-22. https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revistadireitodesenvolvimento/article/view/134