LA CALLE, LA PLAZA, LA PALABRA”: EDUCAÇÃO POPULAR, CONTEMPORANEIDADE E EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DAS MADRES DE LA PLAZA DE MAYO
Palabras clave:
Madres de Plaza de Mayo, Experiência, Universidade Popular, Educação PopularResumen
Este artigo apresenta o estudo sobre a Universidade das Madres de la Plaza de Mayo como prática de educação popular na contemporaneidade na América Latina. Nossa pesquisa se preocupou em entender a lógica político/epistêmica de organização dessa instituição. É importante destacar que. do ponto de vista do objetivo geral, buscou-se conhecer a experiência da Universidade das Madres de la Plaza de Mayo, que completou vinte anos em 2020, estabelecendo uma conexão de sentidos dessa práxis educativa com o conceito de educação popular na contemporaneidade. Por isso, a pergunta: em que sentido a Universidade das Madres de la Plaza de Mayo se constitui como uma iniciativa de educação popular na contemporaneidade? A pesquisa se utilizou do método fenomenológico e da entrevista narrativa como um dispositivo de produção e análise de dados, produzida a partir das idas à Associação das Madres de Mayo (Buenos Aires) em 2019, para conhecer a Associação e o trabalho realizado na Universidade Popular (hoje Instituto Universitário Nacional de Derechos Humanos Madres de Plaza de Mayo). Os resultados da pesquisa demonstraram que, a partir do cruzamento da experiência da Universidade Popular das Madres com as ideias de Paulo Freire e Enrique Dussel, podemos pensar/agir na perspectiva de uma educação libertadora, da consolidação de universidades populares, sobretudo, na América Latina.
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