Português

Autores/as

  • Português
  • Português

Palabras clave:

acesso à saúde, formação profissional, ingerência econômica

Resumen

A realidade brasileira mostra que a garantia constitucional do acesso à saúde não possui a efetividade necessária para atestarmos a concretude da norma. Nesse contexto, surge uma inquietação: Será que tal constatação resulta apenas da incapacidade de gestão do poder público na persecução dos seus objetivos sociais? Acreditamos que a problemática perpassa por uma situação que precisa ser vista de maneira mais holística, a saber, sob o ponto de vista da formação profissional dos médicos. Portanto, produzimos uma pesquisa explicativa, de procedimento ex-post-

-facto, tendo em vista o estudo das relações de causa e efeito entre o acesso à saúde e a formação profissional de médicos. Objetivamos, dessa forma, expor que o atual modelo de ensino médico está arraigado pela ingerência do poder econômi- co e, assim, tem se levantado como o grande obstáculo para a efetivação do acesso à saúde no Brasil, para, então, propor uma solução que corrija essa distorção.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Português

    Doutorando em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em regime de co-tutela e dupla titulação com a Universidade de Salamanca - Espanha. Mestre em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco. Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Advogado e Professor.

  • Português

    Pós-Doutor em Ciências Jurídico-Civis junto à Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Doutor em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Direito das Relações Sociais pela Universidade Estadual de Londrina. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Maringá . Licenciado em Letras-Português pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor-Doutor integrante do Corpo Docente Permanente do Programa de Doutorado e Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania do Centro Universitário Curitiba.

Publicado

11-05-22

Número

Sección

Artigos