ESTUDO DA EXPRESSÃO GÊNICA DO ADENOVÍRUS HUMANO 41 COM CÉLULAS DE ORIGEM HEMATOPOIÉTICA E LINFÓCITOS INTESTINAIS
Palavras-chave:
Adenovírus, Interação, Expressão gênica, Células hematopoiéticas, Células intestinais linfocitárias.Resumo
Poucos estudos sobre a interação entre adenovírus e células hematopoiéticas/intestinais linfocitárias foram capazes de comprovar limiar de afinidade entre si. O grau de interação desses vírus nas células de mucosa intestinal ainda não foi descrita em detalhes. No presente estudo, avaliou-se a expressão gênica do adenovírus 41 nessas células. Para isso, infectou-se PBMC e linfócitos intraepiteliais de pacientes voluntários e quantificou-se por técnicas de amplificação do material genético. Os ensaios foram comparados com células HEK 293 infectadas. A expressão gênica tanto em células hematopoiéticas quanto nas linfocitárias foi aproximadamente 200 vezes menor que nas células HEK. A PCR em tempo real mostrou-se com maior capacidade de detecção do material genético viral.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.