FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DE ARANHAS NA CULTURA DA SOJA, EM PASSO FUNDO, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
Palavras-chave:
Araneae., Araneidae., Oxyopidae., Theridiidae., Trachelidae.Resumo
A cultura da soja apresenta uma grande diversidade de insetos-praga, mas também diversos grupos de inimigos naturais que contribuem para o controle biológico desses insetos, principalmente parasitoides e predadores, e dentre estes destacam-se as aranhas. Estudos que abordem a dinâmica de aranhas na cultura da soja são escassos no Brasil. Portanto, este trabalho teve por objetivo realizar a flutuação populacional de aranhas nessa cultura no estado do Rio Grande do Sul. O estudo foi conduzido na área experimental da Embrapa Trigo, Passo Fundo/RS, que foi cultivada com seis genótipos de soja, em 2015, e com dois genótipos de soja, em 2016. Nessa área experimental, semanalmente, de fevereiro a março de 2015, e de janeiro a abril de 2016, as plantas de soja foram agitadas sobre um pano de batida para coleta das aranhas e das pragas, que posteriormente foram identificadas. Variáveis climatológicas, temperatura e precipitação pluviométrica, foram obtidas a partir de Estação Meteorológica localizada na Embrapa Trigo. No total, entre 2015 e 2016, foram coletadas 593 aranhas (57 adultos e 536 imaturos), pertencentes a 14 famílias. Dentre os adultos, a espécie Oxyopes salticus foi a mais abundante (40,35%). A dinâmica da população das aranhas foi influenciada, parcialmente, pela população de pragas, e não foi influenciada pelas variáveis abióticas, temperatura e precipitação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.