PERCEPÇÃO DO DEPARTAMENTO PESSOAL COM A IMPLANTAÇÃO DO eSOCIAL
Palavras-chave:
eSOCIAL., Departamento Pessoal., Escrituração Digital.Resumo
O eSOCIAL é um projeto integrante desse sistema e foi criado para unificar as informações pertinentes as obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. O projeto visa à integração dos entes envolvidos nessa relação, ao qual irão utilizar as informações divulgadas nesse ambiente virtual, reduzindo a redundância de informações. O objetivo da pesquisa é investigar os desafios e benefícios gerados com a implantação do novo sistema eSOCIAL sobre o olhar do setor de departamento pessoal nos municípios de Afonso Claudio, Brejetuba, Conceição do Castelo e Venda Nova do Imigrante. A parte metodológica configura-se como uma pesquisa descritiva; à técnica utilizada é a bibliográfica, e a amostra da pesquisa deu-se por acessibilidade, sendo a pesquisa realizada em 32 contabilidades, sendo 30 respondentes do questionário, dada que a seleção da amostra foi feita por conveniência do pesquisador; o instrumento utilizado para coleta dos dados foi um questionário padronizado; após a coleta os dados foram analisados de forma qualiquantitativa, através de tabelas e gráficos. O resultado da pesquisa demonstrou que a percepção desses profissionais foi positiva, uma vez que os respondentes mostraram-se entendidos acerca da unificação de informações e a capacidade de cumprimento dos prazos estipulados no cronograma de implantação do eSOCIAL, e mesmo nas adversidades encontradas no cotidiano buscam informações e o aperfeiçoamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.