O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA

Autores

  • Ana Paula Rodrigues Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI
  • Vagner Aquino Zeferino Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

Palavras-chave:

Matemática., Aprendizagem., Interação., Lúdico.

Resumo

O presente visa discutir algumas concepções e pré-concepções em relação ao lúdico e o raciocínio lógico matemático. Para isso, analisam-se procedimentos metodológicos que possam proporcionar aos educandos uma efetiva aprendizagem matemática, pautada na espontaneidade de todos os agentes envolvidos nos processos de ensino aprendizagem. Da mesma forma em que se busca atingir uma maior interação entre alunos e professores no ambiente de sala de aula e fora dela, relacionando a razão e intuição como elementos complementares na construção do saber matemático. Este estudo tem caráter descritivo, sendo utilizadas as fontes primárias e secundárias para a sua construção. Quanto à forma de abordagem do problema, foi realizada a pesquisa qualitativa; quanto aos procedimentos técnicos foi realizada a pesquisa documental e também a interrogação direta das pessoas que possam estar envolvidas com o objeto cujo comportamento se deseja conhecerem. Pode se concluir com o presente estudo que, o lúdico constitui ferramenta essencial na construção do saber matemático e que este conhecimento se dá de forma individual e coletiva, passando necessariamente pela interação de todos os partícipes, causando nestes, entusiasmo ao aprender e alegria ao ensinar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Rodrigues, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Doutora, professora da Faculdade Venda Nova do Imigrante, Faveni, anapaula_apr@hotmail.com

  • Vagner Aquino Zeferino, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Mestre em Educação, Diretor da Escola Estadual Izabel Vieira, Caratinga, MG, vagneraq@bol.com.br

Downloads

Publicado

03-05-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA. (2022). REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO, 4(1). https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revista-intelletto/article/view/129