O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Matemática., Aprendizagem., Interação., Lúdico.Resumo
O presente visa discutir algumas concepções e pré-concepções em relação ao lúdico e o raciocínio lógico matemático. Para isso, analisam-se procedimentos metodológicos que possam proporcionar aos educandos uma efetiva aprendizagem matemática, pautada na espontaneidade de todos os agentes envolvidos nos processos de ensino aprendizagem. Da mesma forma em que se busca atingir uma maior interação entre alunos e professores no ambiente de sala de aula e fora dela, relacionando a razão e intuição como elementos complementares na construção do saber matemático. Este estudo tem caráter descritivo, sendo utilizadas as fontes primárias e secundárias para a sua construção. Quanto à forma de abordagem do problema, foi realizada a pesquisa qualitativa; quanto aos procedimentos técnicos foi realizada a pesquisa documental e também a interrogação direta das pessoas que possam estar envolvidas com o objeto cujo comportamento se deseja conhecerem. Pode se concluir com o presente estudo que, o lúdico constitui ferramenta essencial na construção do saber matemático e que este conhecimento se dá de forma individual e coletiva, passando necessariamente pela interação de todos os partícipes, causando nestes, entusiasmo ao aprender e alegria ao ensinar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.