A HISTÓRIA DE VIDA DE UMA CRIANÇA COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO: PERCEPÇÕES, SENTIMENTOS E APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Transtorno de Déficit de Atenção., Subjetividade., Aprendizagem.Resumo
Nesse artigo abordaremos a história de vida de uma criança com Transtorno de Déficit de Atenção sem Hiperatividade, caracterizado por um transtorno do neurodesenvolvimento manifestado logo na primeira infância. Esse texto será apresentado em três seções: primeiro, explicando o que é esse transtorno e aspectos relevantes; a seguir, relatos da vida de Miguel, denotando suas percepções e aprendizagem; por fim, descreveremos a situação pós-diagnóstico clínico, destacando o engajamento da família e dos professores que o atendiam. Deste modo, o objetivo central é apresentar as implicações ocorridas com esses alunos a partir da biografia de Miguel, visando familiarizar o leitor com a temática a fim de que os educadores potencializem as habilidades do sujeito em estágio de desenvolvimento. O método de pesquisa utilizado para levantamento dos dados foi a história de vida fundamentada na perspectiva histórico-cultural de Vigotski, por ser a que mais se enquadrava ao propósito do estudo. Constituindo-se em observações comportamentais e entrevistas, com a finalidade de extrair maior subjetividade. Isso foi essencial para a compreensão do fenômeno investigado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.