A HISTÓRIA DE VIDA DE UMA CRIANÇA COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO: PERCEPÇÕES, SENTIMENTOS E APRENDIZAGEM

Autores

  • Mariana da Silva Pereira Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI
  • Roberta Picinatti Lima Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI
  • Michell Pedruzzi Mendes Araújo Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

Palavras-chave:

Transtorno de Déficit de Atenção., Subjetividade., Aprendizagem.

Resumo

Nesse artigo abordaremos a história de vida de uma criança com Transtorno de Déficit de Atenção sem Hiperatividade, caracterizado por um transtorno do neurodesenvolvimento manifestado logo na primeira infância. Esse texto será apresentado em três seções: primeiro, explicando o que é esse transtorno e aspectos relevantes; a seguir, relatos da vida de Miguel, denotando suas percepções e aprendizagem; por fim, descreveremos a situação pós-diagnóstico clínico, destacando o engajamento da família e dos professores que o atendiam. Deste modo, o objetivo central é apresentar as implicações ocorridas com esses alunos a partir da biografia de Miguel, visando familiarizar o leitor com a temática a fim de que os educadores potencializem as habilidades do sujeito em estágio de desenvolvimento. O método de pesquisa utilizado para levantamento dos dados foi a história de vida fundamentada na perspectiva histórico-cultural de Vigotski, por ser a que mais se enquadrava ao propósito do estudo. Constituindo-se em observações comportamentais e entrevistas, com a finalidade de extrair maior subjetividade. Isso foi essencial para a compreensão do fenômeno investigado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mariana da Silva Pereira, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Multivix, Cariacica- ES. E-mail: marianasilva24sp@hotmail.com;

  • Roberta Picinatti Lima, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Multivix, Cariacica -ES. E-mail: r.picinatti@hotmail.com;

  • Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Doutorando em Educação – PPGE – UFES. Mestre em Educação- PPGE – UFES. Especialista em Educação Inclusiva e em Gestão Escolar Integrada. Pesquisador do GEPEI – UFES. E-mail: michellpedruzzi@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

03-05-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A HISTÓRIA DE VIDA DE UMA CRIANÇA COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO: PERCEPÇÕES, SENTIMENTOS E APRENDIZAGEM. (2022). REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO, 4(1). https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revista-intelletto/article/view/126