APONTAMENTOS SOBRE A COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES DE PODER EM ORGANIZAÇÕES FAMILIARES SOB A PERSPECTIVA FOUCAULTIANA
Palavras-chave:
Relações de Poder, Organizações Familiares, Perspectiva FoucaultianaResumo
Este artigo de revisão bibliográfica tem como objetivo discutir apontamentos para compreender as relações de poder em organizações familiares sob a perspectiva foucaultiana. Para tanto, revisou-se artigos e textos de Michel Foucault e de outros autores com vistas a identificar as principais características da analítica foucaultiana e das organizações familiares. O percurso argumentativo foi organizado da seguinte forma: em um primeiro momento, buscou-se evidenciar os principais elementos acerca da analítica de poder de Foucault; doravante, foram destacadas características que permeiam as organizações familiares, e, por fim, realizou-se uma aproximação entre a analítica foucaultiana e as relações de poder nessas organizações. Conclui-se que o vínculo que os herdeiros estabelecem com as organizações familiares, através de situações de submissão, assujeitamento, bem como a preparação dos membros para lidar com o processo de sucessão familiar, figuram-se através de relações de poder, podendo ser explicadas sob a ótica foucaultiana, onde o poder se faz presente como uma rede que perpassa todo o corpo social.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.