INFLUÊNCIA DA FERTILIZAÇÃO DE CO2 ATMOSFÉRICO NA PRODUTIVIDADE DE PASTAGEM (Bracchiaria brizantha) UTILIZANDO O MODELO IBIS
Palabras clave:
Modelo IBIS, Fertilização, Pastagem.Resumen
O dióxido de carbono (CO2) é essencial no crescimento e produtividade das culturas, principalmente na dinâmica de processos fundamentais, como a fotossíntese, entretanto a sua concentração vem aumentando significativamente, repercutindo no aumento da temperatura global. Este trabalho avaliou, por simulação, a variação da produtividade da pastagem (Bracchiaria brizantha), submetidas a crescimento em diferentes concentrações de CO2 atmosférico. Além de validar o modelo Integrated Biosphere Simulator (IBIS) na simulação da produtividade primária bruta (PPB), troca líquida de CO2 no ecossistema (NEE) e índice de área foliar (IAF) para pastagem. Os dados foram coletados por estações meteorológicas situadas na Fazenda Nossa Senhora (FNS), no município de Ouro Preto D’Oeste-Rondônia, em que foram interpolados ao modelo IBIS A pastagem respondeu positivamente sua produtividade diante do aumento da concentração de CO2, e a validação demonstrou que o IBIS simula satisfatoriamente as variáveis relacionadas a produtividade da pastagem, porém devemos ter em mente que as simulações realizadas por modelos são uma abstração da realidade e não a verdade absoluta.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.