JUDICIALIZAÇÃO E GESTÃO: O PAPEL DO ENFERMEIRO PARA NOVOS HORIZONTES À SAÚDE PÚBLICA
Palabras clave:
Direito à Saúde, Judicialização da Saúde, Relações Enfermeiro-PacienteResumen
A judicialização da saúde é uma ferramenta em que os usuários podem se respaldar e assegurar o seu direito de manter o seu bem estar através de tratamentos que sejam necessários para regenerar a sua saúde. Analisar e comparar a importância da atuação do enfermeiro na Unidade Básica de Saúde e se sua intervenção pode mudar o cenário da oneração dos cofres públicos com processos judiciais relacionados a assistência em saúde. Trabalho de caráter bibliográfico de revisão integrativa com artigos relacionados ao tema nos anos de 2000 a 2018. Após realizado a pesquisa foi constatado que o valor gasto pelo estado com processos judiciais vem aumentando gradativamente, isso pode ser avaliado quando se observa a curva de gastos do estado com custos judiciais. Esse mesmo valor se diminuído com processos judiciais poderia ser investido em outras frentes de políticas. Considera-se que O paciente não conhece os fluxos que são necessários para conseguir acesso a serviços de saúde que são importantes para garantir seu direito. Nesse âmbito quando o enfermeiro conhece os fluxos, ele pode assegurar esse direito e orientar o paciente/cliente de forma correta, isso trará grandes benefícios para a gestão.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.