ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: AS TECNOLOGIAS COMO RECURSO À PRÁTICA DOCENTE
Palabras clave:
Alfabetização, Conhecimento, Formação e Tecnologia.Resumen
O aumento da utilização das tecnologias chama a atenção de pesquisadores ao desenvolvimento de ferramentas digitais para o uso pedagógico na escola comum. Acredita-se que os gêneros digitais propiciam ações de ensino-aprendizagem, em especial nas práticas de leitura e escrita. Com o intuito de gerar aprendizagens significativas, esse artigo tem como objetivo investigar a presença e os possíveis usos de tecnologia na prática docente do professor alfabetizador. Mobilizamo-nos metodologicamente em: estudo exploratório (GIL, 2002), pesquisa qualitativa (FLICK, 2009) e questionário com um conjunto de questões com características abertas e fechadas (RICHARDSON, 1999). A pesquisa foi realizada em uma escola no município de Vitória/ES, onde acompanhamos seis professoras regentes dos anos iniciais do ensino fundamental. O diálogo com Kenski (2012), Bakhtin (2003), Krame; Leite (1996), e seus interlocutores, contribuiu para a reflexão do planejamento e de ações práticas direcionadas para o uso efetivo e eficiente das tecnologias disponíveis na escola. Este estudo contribuirá não somente à alfabetização, mas servirá de parâmetro a todas as áreas de conhecimento e aos projetos de atividades interdisciplinares. As ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) na escola objetivam não somente a formação dos alunos, mas também a formação crítica e cidadã destes. Nesse ínterim, é notória a necessidade de aperfeiçoamento de professores e o exercício de habilidades, o que contribuirá para um uso proveitoso das ferramentas tecnológicas para o ensino dos conteúdos curriculares. Isso possibilitará tanto aos professores como aos alunos potencializar as práticas de ensinar e aprender.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.