O INPLIT E SEUS EFEITOS EM DEZESSEIS AÇÕES NEGOCIADAS NA BOLSA DE VALORES BRASILEIRA (B3)

Autores/as

  • Diego Felipe Borges de Amorim Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

Palabras clave:

Grupamento, Ações, Retornos anormais.

Resumen

A estratégia do grupamento de ações, embora não seja um fato novo, ainda desperta interpretações pouco consensuais nos mercados acionários globais. Em se tratando da bolsa brasileira (B3), carece de estudos científicos sobre o impacto deste evento nas ações grupadas e, consequentemente, na riqueza dos acionistas. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva verificar se há retornos anormais na precificação e na liquidez das ações grupadas na B3 por meio de um estudo de eventos embasado num espaço amostral definido. Definiu-se uma janela de eventos que considerou o período ao em torno do anúncio (50 pregões) e o período ao em torno do inplit (50 pregões). Verificou-se a ocorrência de retornos anormais na precificação e na liquidez das ações submetidas ao inplit, principalmente, após o evento de execução (grupamento). Diante disso, concluiu-se que o inplit impacta negativamente na riqueza dos acionistas. Entretanto, devido à diversidade de setores de mercado oriunda das ações utilizadas na amostra, não se pôde medir o impacto de variáveis externas à janela de eventos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Diego Felipe Borges de Amorim, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Administrador, Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). Rua Dom Pedro, 597, bairro Centro, Esteio (RS), Brasil, diego-amorim@fgtas.rs.gov.br.

Publicado

26-04-22

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

O INPLIT E SEUS EFEITOS EM DEZESSEIS AÇÕES NEGOCIADAS NA BOLSA DE VALORES BRASILEIRA (B3). (2022). REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO, 2(3). https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revista-intelletto/article/view/60