DETERMINAÇÃO DO TAMANHO ÓTIMO DE PARCELA EXPERIMENTAL PARA EXPERIMENTOS COM REPOLHO UTILIZANDO SIMULAÇÃO E MÉTODOS DE ESTIMAÇÃO
Resumen
No planejamento experimental, o tamanho da parcela é determinante para o sucesso da pesquisa. Os pesquisadores devem definir a parcela experimental visando aumentar a precisão através das informações obtidas, além de minimizar a relação custo/benefício do experimento. O objetivo deste trabalho foi estimar o tamanho ótimo de parcela para experimentos com repolho e verificar se os métodos do modelo da regressão linear de resposta a platô e da curvatura máxima modificado são adequados para esta estimação. O tamanho ótimo da parcela para avaliar as características massa, diâmetro e compacidade do repolho foi, respectivamente de 16, 7 e 5 plantas por parcela útil, pelo método da curvatura máxima modificado. Utilizando o método da regressão linear com resposta a platô, o tamanho ótimo da parcela foi de 20 plantas por parcela útil para as três características. O método da regressão linear de resposta a platô mostrou-se adequado para determinar o tamanho ótimo de parcelas experimentais para as três características estudadas, no entanto, o método da curvatura máxima modificado mostrou-se adequado para determinar somente o tamanho ótimo de parcela para a característica massa.
PALAVRAS-CHAVE: Bootstrap. Planejamento de experimentos. Brassica oleracea.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.