SAÚDE DOS PROFISSIONAIS NA LINHA DE FRENTE DE COMBATE AO COVID-19, IMPORTÂNCIA DA BOA GESTÃO
Palabras clave:
Profissional da Saúde., Pandemia., COVID-19., Gestor de saúde pública., Sofrimentos psicológicos.Resumen
O cenário pandêmico causado pela COVID-19 já acometeu milhões de pessoas. A aflição atingiu a todos, inclusive os profissionais da saúde, que integram um trabalho de muito esforço e dedicação em plantões excessivos, acompanhamento de alta taxa de pacientes em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), óbitos constantes, distanciamento de familiares e grande risco de infecção. Tal situação remete aos sofrimentos psicológicos como a depressão, ansiedade e insônia, os quais refletem na saúde, bem-estar e qualidade de vida dos profissionais. O objetivo deste artigo de revisão foi analisar a prevalência desses abalos psicológicos em profissionais da saúde, encontrar maneiras de reduzir tais malefícios e enfatizar a importância da supervisão do gestor em saúde pública como responsável por manter o bem-estar de seus colaboradores no ambiente de trabalho. Artigos que dispusessem dos sofrimentos psicológicos citados acima, assim como respostas para redução desses malefícios, retratados como retornos positivos em pesquisas e que reforçam a importância dos gestores de saúde para executar tais tarefas foram selecionados para estudo. Dessa pesquisa de revisão todos os métodos de auxílio, demonstraram resultados otimistas, que retribuiu alívio aos profissionais da saúde. É preciso, portanto, reiterar a margem de responsabilidade e importância voltada aos gestores de saúde pública, na aplicação desses métodos que garantam a melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores profissionais da saúde.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.