INTERAÇÃO DO ADENOVÍRUS HUMANO 41 COM CÉLULAS DE ORIGEM HEMATOPOIÉTICA E LINFÓCITOS INTESTINAIS: ESTUDO DA PERMISSIVIDADE CELULAR
Resumen
Os adenovírus humanos podem causar infecções gastrointestinais, urogenitais e respiratórias tanto em crianças como adultos. Para verificar a permissividade de células de origem hematopoiética à infecção por HAdV-41, infectou-se PBMC e linfócitos intraepiteliais de pacientes voluntários. Os ensaios foram comparados com células HEK 293 infectadas.
PBMC e linfócitos intestinais mostraram-se permissivos à infecção por HAdV-41.
Essa evidência colabora para afirmar que HAdV-41 pode infectar tais células. Esses resultados ajudam a compreender os mecanismos de interação vírus - célula e trazem novas informações para desenvolver adenovírus como vetores, com base em sorotipos entéricos, visando aplicaçãona terapia genética.
PALAVRAS - CHAVE: Adenovírus. Linfócitos intraepiteliais. Permissividade. Células
mononucleares.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.