AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NA GESTÃO DE CACOS E CASQUEIROS DO BENEFICIAMENTO DE MÁRMORE E GRANITO
Resumen
A presente pesquisa busca evidenciar o processo de recuperação e valorização de resíduos e sua contribuição para a sustentabilidade coorporativa. Para tanto, foi avaliado a gestão sustentável de cacos e casqueiros da indústria de beneficiamento de mármore e granito. As principais contribuições do trabalho foram a abordagem da recuperação e valorização de resíduos como fatores importantes para ganhos na sustentabilidade das empresas e a possibilidade de generalização do estudo para novos cenários como outros setores da economia, bem como a variação da escala. Para tanto, quantificou-se a geração de cacos e casqueiros na indústria de mármore e granito, obtiveram-se informações preliminares quanto ao manejo desses resíduos, identificaram-se os principais produtos fabricados com cacos e casqueiros e ainda aplicaram-se indicadores para avaliar os impactos da recuperação e valorização desses resíduos na sustentabilidade da indústria de beneficiamento de mármore e granito. A pesquisa aborda os casos de 4 empresas: 2 serrarias (S1 e S2) e 2 marmorarias (M1 e M2). Observou-se que as empresas não abordam os cacos e casqueiros como matéria-prima para novos produtos. Verificou-se que os principais produtos fabricados com esses resíduos são aplicados em pavimentação e decoração. A pesquisa evidenciou que o processo de recuperação de cacos e casqueiros impacta positivamente na sustentabilidade da indústria de mármore e granito, mais especificamente nas marmorarias.
PALAVRAS-CHAVE: Recuperação, mármore e granito, valorização de resíduos, caco e casqueiro.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.