Doutorando em Direito de Empresa pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito Processual pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e em International Business Law pela Universidade Steinbeis – Berlim. Juiz de Direito. Professor univers
Palabras clave:
Planejamento estratégico, Diagnóstico., Análise organizacional., Sucesso das empresas.Resumen
Empreendimentos requerem planejamento antes da execução das atividades, porém é notório que vários empresários ainda não têm clareza acerca da sua importância e magnitude para o desempenho e alcance dos objetivos de seus negócios. A carência do planejamento tem sido comum, bem como as suas respectivas influências nas atividades empresariais, especialmente nos momentos de maior incertezas da economia. Diante desse cenário, buscou-se estudar como as empresas do setor de material de construção em Conceição do Castelo executam o planejamento de seus empreendimentos. Como objetivos específicos analisou-se de que forma os gestores fazem o seu planejamento, a associação entre a utilidade dessa ferramenta e o sucesso das empresas e como os administradores percebem e lidam com as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças existentes dentro do âmbito organizacional. Com a pesquisa, foram observados as formas de procedimentos de diagnósticos que os gerentes utilizam e os distintos meios para colocá-los em prática. Diante do exposto, pode-se perceber que as empresas do setor de material de construção de Conceição do Castelo, pesquisadas, não possuem um planejamento estratégico como é observado pelos especialistas da área, porém mesmo com ações consideradas superficiais, essas vêm possibilitando a manutenção dos seus negócios há vários anos.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.