AVALIAÇÃO DA QUALIDADE AMBIENTAL URBANA ÀS MARGENS DO RIO SANTA MARIA DA VITÓRIA: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE SANTA LEOPOLDINA, ES, BRASIL
Palabras clave:
Índice da Qualidade Ambiental Urbana., Planejamento urbano., Indicadores Ambientais.Resumen
Examinar a qualidade ambiental urbana de uma determinada área é de suma importância, visto que é através dessa análise que caracterizam-se os elementos que podem ser utilizados nas políticas da localidade. Neste modo, o presente artigo teve como objetivo avaliar a qualidade ambiental da área urbana em Santa Leopoldina, ES, através de indicadores de infraestrutura a partir do cálculo do Índice da Qualidade Ambiental Urbana (IQAU). Para isso, utilizou-se cinco indicadores ambientais, a saber: abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza pública urbana, pavimentação das ruas e cobertura vegetal, juntamente com seus respectivos pesos estabelecidos a partir da sua importância na construção de um ambiente urbano de qualidade, calculou-se o IQAU, sendo capaz de ser categorizado como ótimo, bom, intermediário, ruim e péssimo. Os resultados apontam que o índice da qualidade urbana está na faixa intermediária, sendo que o requisito de esgotamento sanitário é praticamente inexistente. Desta forma, espera-se que os resultados desta pesquisa possam subsidiar ações prioritárias para melhoria da infraestrutura da cidade em estudo.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.