EVIDENCIAÇÃO VOLUNTÁRIA DO CAPITAL INTELECTUAL NOS RELATÓRIOS DE ADMINISTRAÇÃO DAS EMPRESAS PERTENCENTES AO NOVO MERCADO- ANO BASE 2015
Palabras clave:
Ativo Intangível, Capital Intelectual, Relatórios de Administração.Resumen
O estudo tem o objetivo de identificar se o Capital Intelectual é evidenciado pelas empresas pertencentes ao Novo Mercado, utilizando o modelo de classificação de Capital Intelectual proposto por Sveiby (1997) e a codificação numérica proposta por Guthrie et al (1999), sob a ótica da evidenciação voluntária dos elementos do Capital Intelectual nos Relatórios da Administração disponibilizados pelas companhias, utilizando como base o estudo desenvolvido por Reina, Ensslin e Borba (2009). A análise se deu de três formas distintas, analisou-se cada uma das categorias de Capital Intelectual separadamente, sendo elas: Capital Interno, Capital Externo e Competência dos Funcionários, após esta etapa foi realizada a análise de cada um dos fatores e posteriormente foi realizada a análise da soma total de elementos evidenciados. Pôde-se verificar que dentre as 129 empresas analisadas no estudo, 95% apresentaram pelo menos um elemento de Capital Intelectual, sendo que a categoria com maior representatividade em relação ao número total de elementos evidenciados foi o Capital Interno, apresentando 50% do total de elementos identificados. Verificou-se também que a companhia SABESP apresentou o mesmo número de elementos identificados no estudo de Reina, Ensslin e Borba (2009), 16 elementos, sendo a empresa com maior número de elementos evidenciados.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.