QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES EM INSTITUIÇÃO FEDERAL NO ESPÍRITO SANTO
Palabras clave:
Bem-estar dos colaboradores., Vantagens competitivas, Modelo de Walton.Resumen
Os colaboradores são importantes para as organizações alcançarem seus objetivos. Portanto, é indispensável garantir bem-estar e satisfação no ambiente de trabalho. O presente estudo objetivou identificar a percepção dos colaboradores de uma Instituição Federal que atua no Espírito Santo adotando como referência as categorias de qualidade de vida no trabalho (QVT) propostas no modelo de Richard Walton. A pesquisa foi um estudo de caso e teve característica quantitativa, quanto à análise do problema e classificada como descritiva quanto à forma de abordagem dos objetivos descritivos. A abordagem aos participantes da pesquisa foi por meio da aplicação de questionário aos funcionários técnicos administrativos da instituição, construído com base no modelo de Walton. Os resultados obtidos apontam satisfação dos funcionários quanto a percepção de qualidade de vida no trabalho, uma vez que as categorias foram em sua maioria afirmadas positivamente como sendo de entendimento bom ou ótimo. O estudo foi de suma importância, uma vez que forneceu subsídios que poderão servir de base para discussões visando melhorias no ambiente de trabalho e para o bem-estar dos colaboradores que integram a organização. Nesse sentido, seja com o reforço das estratégias para a manutenção dos pontos positivos percebidos ou para a busca das possibilidades de ampliação da satisfação dos colaboradores que ainda consideram aspectos de fragilidades quanto aos pontos analisados.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.