CULTIVOS CONSECUTIVOS DE SOJA NA SAFRA E NA SAFRINHA E SUA INFLUÊNCIA NA POPULAÇÃO DE Pratylenchus brachyurus E NA PRODUTIVIDADE DE GRÃOS
Palabras clave:
Nematoide das lesões radiculares., Soja sobre soja., Produtividade.Resumen
Pelo valor pouco atrativo do milho segunda safra e pelo baixo vigor das sementes de soja recebidas para cultivo evidencia-se tendência de aumento de interesse do produtor em cultivar soja na segunda safra no Estado de Mato Grosso. Entretanto, o cultivo de soja na segunda safra possui entraves que limitam a produtividade, dentre elas a multiplicação e a manutenção dos nematoides das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus) em altas populações no solo, quando se cultivam plantas hospedeiras durante longo período do ano. O objetivo do trabalho foi o de avaliar a influência de sucessões de cultura, principalmente de soja sobre soja, na população do nematoide das lesões radiculares e na produtividade de grãos na cultura da soja cultivada na safra. O experimento foi conduzido em área naturalmente infestada com P. brachyurus, localizada no município de Sinop, região Médio-Norte de Mato Grosso, durante o período de fevereiro de 2013 a fevereiro de 2014. Nas condições em que foi realizado este trabalho, apenas um ano da sucessão soja/soja 2ª safra foi suficiente para aumentar a população de P. brachyurus e reduzir a produtividade da soja na safra principal. No entanto, é necessária a continuidade do trabalho a fim de se detectar os efeitos em longo prazo desta sucessão.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.