CUSTO DE IMPLANTAÇÃO E ANÁLISE ECONÔMICA DA PRODUÇÃO DA TANGERINA ‘PONKAN’ EM VENDA NOVA DO IMIGRANTE, ESPÍRITO SANTO, BRASIL
Palabras clave:
Citrus reticulata Blanco, Coeficientes técnicos, Viabilidade.Resumen
A cultura da tangerina ponkan apresenta grande importância na economia da Região Serrana do Espírito Santo. No município Venda Nova do Imigrante é atividade que gera renda, e é típica da agricultura familiar. No entanto, são raros os trabalhos da análise de custos da cultura. Neste sentido, o objetivo do trabalho foi de estimar o custo de implantação e analisar a viabilidade econômica da cultura no município. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário aplicado aos agricultores. Considerou-se todos os custos de insumos, mão-de-obra, depreciação, custo da terra e custo de oportunidade durante todo o ciclo de produção da cultura, sendo avaliados os custos da implantação e a análise da rentabilidade. O Valor Presente Líquido (VPL) positivo de R$ 55.219,95 mostra que o produtor de Ponkan paga os custos e obtém lucro, podendo reinvestir na propriedade. A Taxa Interna de Retorno (TIR) do valor investido é de 24,5%. O agricultor pode recuperar o valor investido no sétimo ano de produção e o cultivo da tangerina ponkan é uma atividade agrícola que deve ser recomendada como fonte de renda para os agricultores familiares do município de Venda Nova do Imigrante.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.