SABERES E PRÁTICAS DOCENTES
Palabras clave:
Educação Infantil, Planejamento educacional, Habilidades socioemocionais, Formação integral do serResumen
O presente artigo, busca conhecer como os professores da Educação Infantil planejam suas aulas de modo que considerem os benefícios das habilidades socioemocionais para o desenvolvimento integral dos estudantes no município de Venda Nova do Imigrante - ES. Para tanto, tem como objetivo a compreensão de como as habilidades socioemocionais são abordadas no planejamento dos professores dessa modalidade de ensino e quais as estratégias realizadas, apresentando sua importância e benefícios para o desenvolvimento integral dos estudantes. A pesquisa foi dividida em dois momentos: o primeiro se caracteriza pela revisão bibliográfica. O segundo como uma pesquisa de campo, classificada como descritiva, realizada por meio de um questionário enviado aos professores da Educação Infantil do município estudado. Os resultados foram submetidos à análise de dados qualitativa e quantitativa. Constatou-se que os professores sabem os benefícios das habilidades socioemocionais e buscam considerá-las no seu planejamento ao inseri-las nas sequências didáticas, projetos e em outros momentos de sua rotina. Percebeu-se que conseguem dentro do currículo oculto explorar essas habilidades, promovendo assim a formação integral dos estudantes. Propõe-se que os professores recebam uma formação continuada ou palestra a respeito do assunto para que ampliem ainda mais seus conhecimentos a respeito das habilidades socioemocionais e consigam explorar de maneira explícita e com maior êxito a formação integral dos alunos.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.