AS TEORIAS POLÍTICAS CONTRATUALISTAS DE HOBBES, LOCKE E ROUSSEAU: APORTES HISTORIOGRÁFICOS E SOCIOFILOSÓFICOS
Palabras clave:
“Estado de natureza”, Teorias políticas, Estado Moderno, Filósofos contratualistas, Filosofia Política.Resumen
Este artigo acadêmico-científico tem como objetivo central efetuar uma análise crítico-reflexiva acerca das teorias políticas contratualistas hobbesiana, lockeana e rousseauana na Idade Moderna dos séculos XV-XVIII, no contexto de alguns aportes historiográficos e sociofilosóficos, desde a gênese do “estado de natureza” (“estado natural” ou “estado de natureza original”) até a institucionalização do Estado Moderno (Estado Civil, Estado Democrático de Direito ou sociedade civil propriamente dita). Para tanto, sob o escopo de uma abordagem qualitativa de pesquisa científica, de viés essencialmente bibliográfico, o presente estudo investigativo encontra-se cronológica, didática e metodologicamente estruturado em duas partes distintas, estando a segunda parte subdividida em três seções diferentes, quais sejam: Num primeiro momento, são realizados apontamentos gerais sobre o contratualismo como teoria político-filosófica de viés iluminista na Idade Moderna dos séculos XV a XVIII. Na sequência, traz-se a lume algumas discussões historiográficas concernentes às teorias sociopolítico-filosóficas contratualistas hobbesiana, lockeana e rousseauana na Idade Moderna (séculos XV-XVIII), a partir da origem do “estado de natureza” à institucionalização do Estado Moderno, fazendo assim alusão específica a: Thomas Hobbes (1588-1679) – da gênese do “estado de natureza” à soberania estatal, John Locke (1632-1704) – do direito natural à concepção de Estado liberal e Jean Jacques Rousseau (1712-1778) – do “estado natural” à legitimação do Estado Moderno pela vontade social geral. Por fim, a título de considerações finais, apresentamos brevemente alguns comentários em relação aos pontos mais basilares e nevrálgicos da temática de estudo científico em pauta, no intuito de chamar a atenção para questões bastante peculiares.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.