A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR COMO REQUISITO DE AVALIAÇÃO EM CONCURSOS PÚBLICOS PARA DOCENTES DE UNIVERSIDADES FEDERAIS
Keywords:
Docência do ensino superior., requisito de avaliação., Concursos Públicos. , Universidades Federais.Abstract
Nos dias atuais, a formação em Docência do Ensino superior para professor universitário é de suma importância, visto que ter conhecimentos pedagógicos para a execução de sua função é um diferencial na prática do ensino, com melhoria no desempenho e nos resultados. O presente estudo tem como objetivo analisar a importância da inserção da especialização em docência do ensino superior como requisito de avaliação em concursos públicos para docentes de Universidades Federais. A pesquisa aborda em seu referencial teórico, a gestão de Recursos Humanos em Universidades Federais, o processo de Seleção para docentes do Magistério Superior em Universidades Federais e a especialização em Docência do Ensino Superior. Foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica documental com o intuito de mapear os requisitos de avaliação exigidos nas resoluções de concursos públicos para docentes de Universidades Federais. A pesquisa é do tipo exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa. Para esta avaliação foi considerada uma amostra de cinco resoluções de Universidades, sendo uma de cada região do país. A inserção de especialização em Docência do Ensino Superior como requisito de avaliação em concursos públicos auxilia na melhoria da qualidade do ensino, no diferencial profissional dos professores, dos discentes e das Universidades.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.