DESENVOLVIMENTO E PRODUTIVIDADE DO MILHO BRS GORUTUBA SOB DIFERENTES LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO E ADUBAÇÃO ORGÂNICA
Keywords:
Eficiência no uso da água, Zea mays L, Esterco caprino, Semiárido.Abstract
O desenvolvimento e a produtividade do milho em regiões semiáridas dependem principalmente da disponibilidade hídrica e da fertilização do solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes lâminas de irrigação na presença e ausência de esterco caprino no desenvolvimento e no potencial produtivo do milho BRS Gorutuba em condições semiáridas. O delineamento experimental adotado foi em blocos casualizados num esquema de parcelas subdivididas, sendo as parcelas representadas por quatro níveis de água, com base na evapotranspiração da cultura (ETc): 30; 60; 90; e 120% e as subparcelas representadas pela presença ou ausência de esterco caprino, com quatro repetições. Aos 69 dias (milho verde) e 100 dias após o plantio (milho seco) foram avaliadas as variáveis de desenvolvimento e de produtividade da cultura. No milho verde, a altura de plantas aumentou com a maior disponibilidade hídrica do solo. O diâmetro do colmo e a produtividade de espigas, na presença de esterco caprino, aumentaram com a reposição hídrica. Os maiores valores de biomassa fresca e seca da parte aérea foram alcançados com o aumento da lâmina aplicada, na presença de esterco. No milho seco, a produtividade de espigas com palha e sem palha, a produtividade de grãos e o peso de 100 grãos tendem a aumentar com maiores reposições hídricas, independentemente da presença de esterco. A aplicação de lâminas de irrigação e a adubação com esterco caprino influenciam de forma positiva os componentes de crescimento e de produção da cultivar de milho BRS Gorutuba, apresentando valores de produtividade superiores aos encontrados em áreas dependentes de chuva no semiárido.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.