EFICIÊNCIA DE Bacillus thuringiensis NO CONTROLE DE Helicoverpa spp. (LEPIDOPTERA: NOCTUIDAE)
Keywords:
Bactéria, Controle biológico, Lagartas.Abstract
A entrada de Helicoverpa spp. no Brasil resultou em profundas mudanças bioecológicas de espécies, favorecendo a evolução da resistência da praga à inseticidas e variedades Bt. Será necessário o desenvolvimento de um plano efetivo de manejo integrado da praga, que engloba estratégias de manejo da resistência e táticas de controle, como inseticidas e variedades Bt. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência de Bacillus thuringiensis (Bt) no controle da lagarta Helicoverpa spp. na cultura da soja (Glycine max), comparada com os principais inseticidas químicos do mercado. Foi realizado um experimento de campo, na Fazenda Leila, na safra 2015/2016, com a cultivar de soja TMG 132 RR, com infestação natural dos insetos-praga. O experimento foi montado em um delineamento em blocos ao acaso, com parcelas de 5 linhas, com 5 metros de comprimento e espaçamento de 0,45 metros entre linhas, onde foi deixada uma distância de 0,9 metros entre cada parcela totalizando 20 parcelas. Os inseticidas testados foram: Clorantraniliprole (Prêmio®) 0,15 L ha-1, Indoxacarbe (Avatar® 0,50 L ha-1) e Clorfenapir (Pirate®) 1,00 L ha-1 e o bioinseticida Dipel® 1,00 L ha-1. As aplicações iniciaram após levantamento, no dia anterior, considerando a quantidade média de Helicoverpa spp., quando verificou-se a presença de 4,75 lagartas por tratamento considerando todos os instares. Para as avaliações, foram realizadas contagens de lagartas no 1º dia, 2º dia, 4º dia e 9º dia após a aplicação. Considerou-se a quantidade de Helicoverpa spp. vivas por parcela, sendo contabilizadas lagartas neonatas ao 2º instar, 3º e 4º instar e acima de 5º instar, realizando-se quatro avaliações após a aplicação. O tratamento com Dipel, na dosagem de 1,00 L ha-1 apresentou a mesma eficácia dos demais inseticidas testados para o controle de Helicoverpa spp, na cultura da soja, até o 9º dia após aplicação do produto.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.