EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL E SEU PROCESSO DE AVALIAÇÃO
Abstract
Todos os cidadãos estão em permanente processo de reflexão e aprendizado, que não é restrito a escolas e universidades, pois ocorre também nos locais de trabalho, nas cidades, nos movimentos sociais, nas associações civis, nas organizações não-governamentais. Nesse sentido, foi desenvolvido um trabalho com o objetivo de caracterizar as práticas pedagógicas de ensino nos espaços educativos não-formais e propor diretrizes ao processo de avaliação. A Pesquisa desenvolvida pode ser classificada quanto à finalidade como aplicada, quanto ao objetivo como exploratória e quanto ao tipo como analítica de revisão. O material literário utilizado na revisão foi selecionado na internet em sites como Academic Google e Scielo, e na Biblioteca presencial do Centro Universitário São Camilo e da Faculdade Faveni. Pôde-se concluir que: no Brasil, a educação não-formal está voltada para as camadas mais pobres da população, especialmente aquelas compostas por pessoas que ainda se encontram à margem da sociedade; o processo de educação não-formal necessita de prévia “formalização” perante a sociedade, no sentido de legitimar o projeto e sua prática pedagógica perante as autoridades executivas e judiciárias; a avaliação na educação não-formal deve ter como finalidade a orientação da aprendizagem, a autonomia dos aprendizes em relação à mesma e a verificação das competências adquiridas.
PALAVRAS-CHAVE: Pedagogia. Ensino. Aprendizagem. Competências.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.