NOVOS REGISTROS E CHECKLIST DE PSYLLOIDEA (INSECTA: HEMIPTERA) PARA O RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
Keywords:
Danos., Distribuição geográfica., Plantas hospedeiras., Psilídeos.Abstract
Psilídeos (Hemiptera: Psylloidea) são insetos sugadores de seiva, associados a uma grande diversidade de plantas, presentes em todos os continentes, exceto na Antártica. Algumas poucas espécies são consideradas pragas para agricultura, horticultura e florestas. Estima-se que existam mais de 1000 espécies de Psylloidea no Brasil, porém esta fauna é pobremente conhecida. No Rio Grande do Sul 28 espécies de Psylloidea foram reportadas, mas, pela escassez de levantamentos de campo realizados no estado, espera-se que esse número seja maior. Este trabalho relata as espécies de Psylloidea conhecidas no Rio Grande do Sul, considerando a literatura publicada e os novos registros obtidos nas coletas do presente estudo, com informações sobre suas plantas hospedeiras. Nossas recentes coletas forneceram 17 registros novos de espécies para o Rio Grande do Sul, duas delas novas para o Brasil. Com esses novos registros, o estado passa a contabilizar um total de 45 espécies. Grande parte dessas espécies se desenvolve em plantas das famílias Anacardiaceae, Fabaceae e Myrtaceae, o restante foi associado à Aquifoliaceae, Asteraceae, Bignoniaceae, Cannabaceae, Euphorbiaceae, Lauraceae, Loranthaceae, Malvaceae, Meliaceae, Rutaceae e Solanaceae. Para diversas espécies de Psylloidea foram também registradas novas plantas hospedeiras. Adicionalmente, são relatados danos de algumas espécies de Psylloidea em plantas hospedeiras.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.