USO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA AVALIAÇÃO GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DE JETIBÁ, ES
Keywords:
Gestão de resíduos sólidos urbanos., Indicadores de Sustentabilidade., Revisão Bibliográfica.Abstract
Nas últimas décadas a problemática dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), sobretudo nos centros urbanos, se expandiu muito devido ao crescimento demográfico, o desenvolvimento econômico e tecnológico que, por sua vez, provocou grande volume de resíduos Grande parte das cidades brasileiras ainda não praticam o descarte correto dos RSU, gerando amplos problemas à qualidade de vida e à saúde pública. Diante disso, a adoção de um sistema de indicadores de sustentabilidade como forma de avaliar a execução das políticas públicas relativas à gestão de RSU é fundamental para auxiliar os administradores municipais na operação decisiva. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi contribuir para o desenvolvimento e a validação de um conjunto de indicadores modificados, com base em variáveis quantitativas que acatem as várias extensões da sustentabilidade no município de Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo. Como método, utilizou-se revisões bibliográficas e documentos da prefeitura municipal para análise e aplicabilidade dos indicadores. O resultado final foi a obtenção de um conjunto de quinze indicadores, cujos valores expressam tendências à sustentabilidade e mostram as deficiências da gestão. Por fim, espera-se que o estudo auxilie o poder público local, buscando diminuir os impactos negativos através de sistemas de coleta, tratamento e destinação de resíduos, além de projetos de educação ambiental e reciclagem.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.