A CONTRIBUIÇÃO DA PSICANÁLISE NA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO
Keywords:
Psicanálise., Educação., Desenvolvimento Humano.Abstract
A Psicanálise é caracterizada como uma teoria da composição, e funcionamento da mente humana (COBRA, 203). É um método que busca abranger as unidades que formam o comportamento humano, um princípio filosófico e método terapêutico de enfermidades de caráter psicológico, pela motivação orgânica. O presente artigo tem por objetivo analisar as concepções em torno da contribuição da psicanálise para educação e o desenvolvimento humano. A pesquisa se justifica pela teoria de Freud (1910), ao sinalizar o interesse pelas relações que a Psicanálise e a Educação tinham a possibilidade de construir entre si, e enfatizou a importância desta possível relação, fornecendo conceitos de como elas poderiam acontecer. Para o desenvolvimento da pesquisa, o método descritivo foi adotado, com abordagem qualitativa, e revisão bibliográfica. Os resultados deste estudo evidenciam que o conhecimento da Psicanálise pode contribuir para compreender o desejo dos sujeitos envolvidos no processo de ensino. Assim, a contribuição da Psicanálise para a Educação existe e envolve uma mudança de atitude daqueles que são envolvidos no processo ensino-aprendizagem (ELIA, 1999). Além disso, sua contribuição também perfaz o campo pedagógico, ao levantar novas reflexões a respeito dos processos educativos, no que se refere a transferência do conhecimento e comportamento, como também das metodologias para motivação da aquisição e efetivação do conhecimento. Então, a relação entre a psicanálise e educação é justamente no saber psicanalítico, faz emergir novas ideias nos educadores, provocando mudanças no ato pedagógico, pois, o professor compreende o seu aluno como sujeito de desejo.
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