DESAFIOS DA PROPAGAÇÃO SEXUADA DO UMBUZEIRO, Spondias tuberosa Arr. (ANACARDIACEAE)
Keywords:
Dormência germinativa., Umbu., Armazenamento.Abstract
Spondias tuberosa é uma Anacardiaceae adaptada a climas quentes e pouco exigente à água. Sua forma de exploração é extrativista e poucos são os pomares comerciais. As mudas propagadas por sementes possuem a particularidade de sobreviverem melhor aos períodos de escassez de água, devido ao desenvolvimento dos xilopódios poucos dias após a germinação, destacando assim, a importância da propagação sexuada. Esta apresenta um dos fatores limitantes para a propagação do umbuzeiro, a dormência de suas sementes, com uma baixa taxa de germinação e desuniformidade. A dormência pode ser física, com resistência do tegumento à absorção de água, troca de gases e expansão do embrião ou morfológica, ocasionada pela imaturidade embrionária. Em razão disso, essa revisão tem como objetivo discutir sobre as principais técnicas de superação de dormência do umbu através dos resultados das pesquisas com essa espécie. Algumas metodologias sugerem tratamentos pré-germinativos para uniformizar e acelerar a germinação das sementes, como a embebição em água ou reguladores de crescimento, escarificação mecânica, química e térmica e submissão das sementes ao armazenamento. Com base na literatura encontrada, o armazenamento das sementes apresenta resultados superiores aos demais tratamentos, entretanto, um maior aprofundamento das pesquisas ajudará a validar essa técnica, por ainda existir uma baixa velocidade e irregularidade na germinação.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.