RETENÇÃO E PREVISÃO DE RETENÇÃO DE PESQUISADORES EM UMA INSTITUIÇÃO DE PESQUISA AGROPECUÁRIA CAPIXABA
Keywords:
Retenção de servidores, Pesquisa pública, Satisfação.Abstract
O serviço público é bastante atrativo, mas se a remuneração não for adequada e/ou os fatores de satisfação no trabalho não ajudarem, o servidor não permanece na instituição. O objetivo do trabalho foi avaliar a retenção e a previsão de retenção de pesquisadores em uma Instituição pública de Pesquisa Agropecuária. Os dados foram coletados no setor de recursos humanos. Foi avaliado o tempo médio que os pesquisadores nomeados nos dois últimos concursos (2004 e 2011) permaneceram na instituição, a retenção em 2018, bem como foi feita a simulação para previsão da retenção para dez anos (2028) utilizando o modelo de crescimento e decaimento exponencial. Outrossim, foi avaliado o nível de satisfação dos servidores exonerados. Em 2018 o índice de retenção total de foi de 56%, já a retenção atual dos concursos de 2004 e 2011 foi de 57,15 % e 70,73% respectivamente. O tempo médio de permanência dos pesquisadores na instituição caiu de 36 meses (concurso de 2004), para 18 meses (concurso de 2011). A previsão para 2028 é que a instituição retenha aproximadamente cinco pesquisadores do concurso de 2004 e 18 do concurso de 2011. Em relação ao nível de satisfação, a maioria considerou os aspectos físicos do ambiente de trabalho como adequados, no entanto, o salário foi considerado baixo, além de comentarem do plano de carreira como péssimo. Se políticas públicas, medidas administrativas e legais não forem tomadas, a prestação de serviço da instituição para a sociedade será seriamente comprometida com a perda de servidores altamente qualificados.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.