A CULTURA TRADICIONAL DO CONGO E OS SEUS DESDOBRAMENTOS NA EDUCAÇÃO FORMAL
Keywords:
Educação infantil, Cultura, Manifestação artística, Congo.Abstract
Propõe-se, neste artigo, a reflexão da iniciação da cultura do congo no processo educativo e cultural no ambiente formal de ensino, além de apontar meios de sua inserção na educação infantil. Observando teorias pedagógicas, antropológicas, etnográficas e as experiências vivenciadas no decorrer da pesquisa. Veremos as possibilidades de motivação as quais a criança procura se desenvolver conscientemente sobre suas origens, trazendo em forma de arte a história e as manifestações afro-culturais. Procuramos iniciar um planejamento que transforme a história e as tradições em uma versão formal do ensino, de maneira lúdica para o público infantil. Baseamo-nos teoricamente em autores como Foucault, Benjamin e Santos, que contribuíram com base do entendimento de transformar o saber empírico em científico e como discursar os valores do conceito da arte e da expressão cultural contemporânea. Metodologicamente, para o alcance dos objetivos propostos, trazemos um relato de experiência da implementação de um projeto que busca a inserção da cultura do congo em um centro municipal de educação infantil. O projeto consistiu de aulas expositivas e dialogadas sobre a fala, as histórias e os movimentos culturais que foram o ponto de partida da cultura do congo, saídas a campo e aulas de pinturas e danças. Como resultados desse estudo, destacamos a necessidade de se trabalhar na escola comum, desde a educação infantil, elementos próprios da nossa cultura, a fim de que se possa entender a identidade e as bases da sua construção cultural, valorizando a diversidade e as manifestações artísticas em todas as suas esferas e possibilidades.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.